Por ser um profissional contratado, este síndico terá sempre que agir com maior transparência, sobretudo quanto aos recursos existentes, cronograma de obras, Fundo de Reservas, ações judiciais, entre outros. Jamais poderá deixar de atender os chamados para eventuais esclarecimentos, mesmo que seja para uma única unidade habitacional. Via de regra os síndicos quando são moradores se sentem ofendidos quando são chamados a esclarecer situações que acreditam só dizer respeito à assembleia de condôminos.
Há casos em que o síndico morador esconde de todos os condôminos a existência de aplicações financeiras por acreditar que esta simples informação poderá inclusive levar muitos a não pagarem as suas taxas condominiais, na sua visão (errônea) por entenderem que o condomínio detém suporte financeiro capaz de atender suas necessidades, estes (os condôminos) estariam desobrigados de cumprir com suas responsabilidades.
Acredito que jamais um Síndico Profissional cometesse um erro tão amador como este, pois é de extrema importância que se faça tudo dentro da maior e da total transparência, principalmente quando os assuntos dizem respeito ao condomínio e suas implicações.
Demais Atribuições do Síndico Profissional
Dentre as principais atribuições do síndico, encontra-se:
– Representar ativa e passivamente o condomínio, em juízo ou fora dele, nos atos necessários à defesa dos interesses comum;
– Dar imediato conhecimento à assembleia nos procedimentos judiciais ou administrativos de interesse comum;
– Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as deliberações de assembleia;
– Diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação de serviços que interessem aos possuidores;
– Elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
– Cobrar dos condôminos as contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;
– Prestar contas as assembleia, anualmente e quando exigidas;
– Realizar o seguro edificação.
Tudo conforme disciplina o artigo 1.348 do Código Civil e artigo 22 da Lei 4.591/64.
Conclusão
Concluímos com a certeza de que o Síndico Profissional e/ou morador deve ter em mente que a cada dia novas demandas surgirão e a busca pela excelência na qualidade dos serviços que se presta dentro dos condomínios deve ser a meta a ser alcançada por aquele que esteja a frente da gestão condominial. Não obstante, é mister esclarecer que ela só será alcançada com a ajuda de todos, fundamentalmente daqueles que são a razão da existência do condomínio, ou seja os condôminos.